Eu sou um grande fã de filmes e já havia me perguntado isso muitas vezes, mas nunca havia pesquisado sobre o assunto. Ontem eu estava lendo sobre alguns dos primeiros filmes feitos e acabei indo pesquisar e tirar de uma vez por todas essa dúvida de qual foi o primeiro livro a ganhar uma adaptação em filme.
Eu não fiquei surpreso ao descobrir que foi um livro bem conhecido por todos nós e que já ganhou diversas adaptações ao longo dos anos.
O ano era 1903 (há mais de 100 anos) e os filmes faziam sucesso numa época onde ele era praticamente um bebê que engatinhava, que aprendia com suas possibilitadas bem limitadas para a época.
Ainda assim, com tantos obstáculos e poucos recursos, o cinema já mostrava que tudo era possível dentro de uma obra cinematográfica. Efeitos especiais? Não existiam como existem hoje em dia. Cores? Na época, era raro. Som? Ih... Está querendo demais agora, afinal os filmes eram todos mudos até a década de 20. Mas, isso não diminuía a originalidade, criatividade e prazer que devia ser assistir em vídeo algo mágico se tornar realidade.
Em 1865, Lewis Carroll escreveu o que se tornaria um dos livros mais clássicos de todos os tempos: Alice no País das Maravilhas. E foi este o primeiro livro a ser adaptado para o cinema, em 1903 no Reino Unido.
O filme (hoje, considerado um curta) tinha cerca de oito minutos, mas após sua restauração parcial em 2010, ele passou a ter dez minutos e mostra de forma objetiva e bem adaptada os acontecimentos do livro clássico. Utilizando figurino, maquiagem e elementos reais (o gato, por exemplo), Alice no País das Maravilhas é uma grande obra de arte que veio como amostra do que estava por vir para a história do cinema.
Confira, abaixo a primeira adaptação de livro para filme:
No entanto, é bom deixar claro de que existe uma controvérsia em relação a isso. Pois em 1900, o filme Sherlock Holmes Baffled, com duração de trinta segundos, foi feito e ainda é considerado por muitos a primeira adaptação. O filme não conta uma adaptação exata das histórias do livro, apenas contém o personagem célebre e por muito tempo foi considerado perdido, até que em 1968 foi redescoberto na Biblioteca do Congresso dos EUA.
Abaixo, assista ao filme de trinta segundos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário