Infelizmente, nem todos conhecem a história de Buffy Summers, mas os que conhecem com certeza não esquecem. Para quem não sabe, Buffy- a Caça Vampiros foi uma série de televisão que se iniciou em 1997 e durou até 2003, sendo finalizada após sete temporadas.
Na semana de 17º aniversário do início da série, eu não poderia deixar de falar sobre o que considero a melhor série já criada e, sinceramente, acho difícil alguma outra chegar perto do que Buffy se tornou.
No entanto, para falar da série, teremos que voltar até o ano de 1992, pois foi quando Joss Whedon (também criador de Firefly) apresentou sua primeira ideia de Buffy. Ele pensou em uma garota que seria o oposto de todos os esteriótipos criados sobre mulheres indefesas, tendo como inspiração as cenas onde a garota loira e ingênua entra em um beco escuro para ser morta, em filmes de terror. Whedon queria inverter essa ideia e tornar a garota uma heroína.
Capa do filme de 1992 |
E assim surgiu o filme Buffy: a Caça vampiros, estrelado por Kristy Swanson. Contudo, apesar de ter sido o próprio Joss Whedon quem escreveu o roteiro, ele afirma que estragaram toda a sua obra, pois o que ele queria que fosse uma história que misturasse filmes de terror no colegial, acabou virando uma "comédia-pastelão", o que resultou num fracasso de bilheteria.
Anos mais tarde, Joss Whedon foi procurado por um executivo da FOX e questionado pelo seu conceito de Buffy para uma série de televisão. Whedon logo explicou que queria algo como colegial com filme de terror e a ideia foi comprada. Buffy tem seus eventos sobrenaturais como uma espécie de metáfora para angústias pessoais associadas a adolescência e vida adulta, o que logo conquistou o público.
Tanto o filme quanto a série, mostra a mesma ideia central: Buffy Summers é uma garota que descobre ser a Escolhida, mulheres que há gerações nascem predestinadas a lutar contra as forças do mal. No filme, os principais vilões são vampiros que a atormentam em seu último ano escolar. Já na série, Buffy (interpretada por Sarah Michelle Gellar, de Eu sei o que vocÊ fizeram no verão passado, Scooby-Doo 1 e 2) tem 16 anos e está começando seu primeiro ano no ensino médio e no decorrer dos episódios a garota enfrenta demônios de todos os tipos, seres invisíveis, múmias e até uma professora Louva-Deus.
Há algumas ligações com o filme, embora não seja realmente uma continuação, como o fato do filme terminar com o ginásio do colégio em Los Angeles pegando fogo, graças a uma intensa batalha que a garota teve por lá. Logo no primeiro episódio, é comentado que Buffy foi expulsa de seu último colégio por tacar fogo no ginásio e desde sua expulsão, ela e sua mãe se mudaram para Sunnydale.
O que Buffy não imaginava é que Sunnydale é uma cidade que se localiza exatamente na Boca do Inferno, lugar de onde todo o tipo de maldade surge, mas apesar disso, a garota tenta levar uma vida normal (o que para ela, "normal" significa ter uma vida dupla: adolescente rebelde tentando se divertir como todo mundo e Caça Vampiros, com uma imensa responsabilidade que carrega: sua obrigação de proteger o mundo).
Buffy, a Caça vampiros é uma série bem diferente do que você imagina. Muitos podem pensar que se trata apenas de vampiros e assuntos sobrenaturais, mas estão bem enganados, pois a série explora assuntos pouco (e talvez nunca) explorados em séries de televisão antes. Ela foi tão bem recebida que hoje pode ser considerada a Série-Mãe, pois é até hoje a principal inspiração de filmes, livros e outras séries, como True Blood, Supernatural (Sobrenatural), Smallville, Crepúsculo, Diários do vampiro etc.
No dia 10 de março de 1997, ia ao ar o primeiro episódio da série, conseguindo uma audiência tão grande que logo o pequeno canal WB, cresceu e a série, inicialmente com 12 episódios e uma única temporada, ganhou novas temporadas, cada uma com 22 episódios e se reinventando de uma forma tão incrível que a cada ano, a audiência só aumentava.
Por conta disso, em 1999, Joss Whedon criou um spin-off, chamado Angel, onde o vampiro galã teria o destaque merecido, desta vez nas ruas de Los Angeles para lutar contra o mal que existe por lá. A série também foi muito bem recebida, sendo finalizada em 2004, após cinco temporadas.
Cena do episódio "Silêncio" |
Ao longo de sete temporadas, Buffy se reinventou de tal forma que nos foi mostrado diversos acontecimentos que entraram para a história das séries de televisão. Incluindo alguns episódios épicos, como o episódio "Silêncio" (episódio 10, da quarta temporada), que foi quase todo mudo, tornando-o mais assustador que muitos filmes de terror. E o episódio "Mais uma vez, com sentimento" (Eps. 07, Temp. 06), que foi um musical. Os atores tiveram uma performance tão impressionante que o CD deste episódio foi lançado e também é considerado pelo próprio Whedon, um dos melhores episódios da série e também uma sequência de "Silêncio". Ambos os episódios foram indicados ao Emmy.
Para quem não assistiu a série, talvez não entenda bem o que estou dizendo, mas saiba que Buffy é muito mais que uma série, ela vai além de tudo que você já viu (e possivelmente, vai ver), é uma história que ultrapassa o sobrenatural e só quem a assiste, percebe que esta é uma série sobre a vida.
CURIOSIDADES:
-Joss Whedon e Sarah Michelle Gellar decidiram por terminar a série televisiva em sua 7° Temporada. A atriz que interpretava Buffy contou posteriormente que desejava aprofundar sua carreira cinematográfica, que na época era conhecida por estrelar filmes de suspense/terror como Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (I Know What You Did Last Summer) e o drama cômico Segundas Intenções (Cruel Intentions). Sarah também declarou que interpretar Buffy durante 7 anos acarretou em grande cansaço devido as diversas sequências de ação em meio ao drama central da série.
-Em entrevista para uma revista americana, Sarah Michelle Gellar chegou a afirmar que odiava ser confundida pelo público pelo nome de sua personagem. Posteriormente, ela alegou que havia amadurecido, e que entendia o carinho dos fãs.
-Joss Whedon e seus produtores não acreditavam no sucesso da série, (já que o filme de 1992 havia sido um fiasco), por isso a série estreou na mid-season de 1997, e com apenas 12 episódios, mas ao contrário do que pensava seu criador, a série foi um sucesso.
-Depois de decidido que Smallville contaria a vida de Clark Kent ainda jovem, a The WB solicitou que a série fosse uma mistura de gêneros entre Buffy e Dawson's Creek (Outra série de sucesso do canal na época). Isto porque a ideia era juntar paranormalidade com dramas adolescentes. A ideia deu certo, e Smallville rendeu 10 temporadas de sucesso.
-Recentemente a Fox Brasileira confirmou que não possui mais os direitos de publicação de Buffy a Caça Vampiros e seu spinn-off, Angel no Brasil, não podendo assim lançar as demais temporadas de ambas as séries.
-A Netflix brasileira recentemente disponibilizou as temporadas de Buffy a Caça Vampiros, do 1° ao 7° ano com dublagem original brasileira.
-Todos os episódios de fim de temporada foram escritos por Joss Whedon, exceto "O Túmulo" (Grave).
Buffy, Willow, Xander, Angel e Giles são os únicos personagens a aparecer no primeiro e no último episódio da série.
-No último episódio, todos os atores principais de criações de Joss aparecem: Sarah Michelle Gellar (Buffy), David Boreanaz (Angel), Nathan Fillion (Caleb) e Eliza Dushku (Faith).
A personagem de Buffy foi inspirada na mutante Kitty Pride, de X-Men.
Sunnydale é uma cidade ficcional que fica na Califórnia, e Joss Whedon a criou pensando em Santa Bárbara.
-Apesar do sotaque de Spike, James Marsters não é britânico, e sim, americano de Modesto, Califórnia.
Durante a exibição da série, e mesmo após o seu término, foi cogitada diversas vezes a possibilidade de serem criados mais dois sppin-offs de Buffy. Um deles estaria centrado na história do vampiro Spike (James Marsters), o outro, que teve até título cogitado (Ripper), estaria focado em contar a história de Rupert Giles antes de se tornar sentinela, durante sua fase rebelde em que tinha o apelido de "Extripador".
-O nome da banda de Oz, Dingoes Ate My Baby, foi retirada de um episódio da série Seinfeld.
As músicas interpretadas por essa banda são na verdade do Four Star Mary.
Seth "Oz" Green finge bem, mas ele não sabe tocar guitarra.
-A primeira vez que Dingoes Ate My Baby apareceu tocando no Bronze foi no episódio "A Múmia Inca" (Inca Mummy Girl), o quarto episódio da segunda temporada.
Cordelia Chase já "ficou" com o vocalista da banda, o que é mostrado no episódio "A Múmia Inca" (Inca Mummy Girl).
-O termo "Scooby Gang", apelido da turma de Buffy, foi usado pela primeira vez na segunda temporada, no episódio "O Que é Que Eu Faço - Parte 1" (What’s My Line? - Part 1).
-No filme Buffy, A Caça-Vampiros de 1992, a personagem título era uma garota mais velha, já no último ano do colegial, diferente do seriado, onde Buffy, apesar dos eventos que precedem o primeiro episódio serem basicamente os mesmos do filme, ainda está no primeiro ano.
-Spike matou duas caça-vampiros em sua existência centenária.
O endereço da Buffy completo é 1630 Revello Drive, Sunnydale, California.
Durante as sete temporadas, foram mostradas as mortes de 143 vampiros, 74 demônios e 2 humanos, mortos por Buffy.
-A temporada mais sangrenta foi a terceira, em que Buffy matou 43 vampiros e 17 demônios.
-Os diversos personagens britânicos em Buffy se devem ao fato de Joss Whedon ter morado alguns anos na Inglaterra, e formado no Winchester College.
-A atriz que interpreta Joyce Summers (a mãe de Buffy) se chama Kristine Sutherland, mas ela não tem nenhum parentesco com Kiefer "Jack Bauer" Sutherland. Seu nome real é Kristine Young. Fã do ator Donald Sutherland (pai de Kiefer), ela deu ao seu gato o nome de Donald. Como já existia outra atriz chamada Kristine Young, resolveu adotar o sobrenome Sutherland - em homenagem ao Donald e ao seu gato.
-O termo "Buffyverse", ou "Buffyverso" foi criado pelos fãs como uma forma de se referenciar ao universo mostrado na série.
-A tatuagem de David Boreanaz é falsa, feita apenas para o personagem Angel.
-Sarah Michelle Gellar fez, inicialmente, o teste para ser Cordelia Chase. Mas decidiu tentar ficar com o papel de Buffy, pelo qual Joss Whedon a fez testar 11 vezes. Charisma Carpenter, Mercedes McNab, Julie Benz e Julia Lee fizeram o teste para ser Buffy e, embora nenhuma tenha ganhado o papel principal, receberam outros papéis de destaque nas séries Buffy e Angel.
-Apesar de Buffy não ser uma série pertencente aos 4 Grandes Canais (ABC, CBS, Fox e NBC) conseguiu alavancar a audiência do pequeno The WB fazendo dele um canal que atraía um público fiel. Buffy foi um dos show mais vistos da WB em toda sua curta história. À partir da sexta temporada, a série passou a ser exibida pelo canal UPN.
ALGUMAS REFERÊNCIAS EM OUTRAS SÉRIES
-O episódio de Friends intitulado The One Where Chandler Can't Cry, mostra a irmã gêmea de Phoebe, Ursula Buffay, uma estrela de filmes pornôs que é confundida com a irmã por seus conhecidos; o nome de seu mais novo filme é "Buffay, a Traça Vampiros" (Buffy the Vampire Layer, aludindo as reais paródias adultas de Buffy). Ursula Buffay usa nome de sua irmã gêmea Phoebe para os créditos.
-O especial de Halloween de Os Simpsons, Treehouse of Horror XVI, foi originalmente exibido nos EUA seis dias após o Dia das Bruxas. O último dos quatro segmentos foi intitulado I've Grown a Costume on Your Face, e possui semelhanças com o episódio "Halloween" (que havia sido exibido oito anos antes).
Em outro episódio de Simpsons, os cidadãos de Springfield se vestem em seus trajes de Halloween para um concurso de fantasias, que parodia o mesmo episódio de Buffy, onde um feiticeiro faz os residentes assumirem a forma de suas fantasias. Em uma cena do diretor Skinner na roupa do exército está ao lado de sua mãe, vestida com um grande, vestido rosa poofy vitoriana em um tiro que lembra dos personagens, Xander e Buffy vestindo roupas no "Halloween". Outro episódio, The Homer of Seville, mostra Marge Simpson mencionando um restaurante de buffet chamado "Buffet, o Caça-Fome" ("Buffy the Hungry Slayer" no original).
-Na série cultuada Xena, A Princesa Guerreira, durante o episódio The Play's the Thing, um crítico de teatro diz, "Eu ouço Buffus o Caça-Bacantes brincando ao lado." Foi uma resposta à homenagem feita durante o mesmo episódio "Halloween"; Buffy assume uma personalidade fraca e indefesa, e Willow reclama dizendo que ela podia ter se vestido como Xena para assumir a personalidade guerreira dela.
-Em um episódio de Charmed, enquanto Prue e Phoebe Halliwell estão investigando um mausoléu, Prue exclama que poderá haver zumbis ou vampiros presentes, e Phoebe brincando comenta, "onde está Buffy quando você precisa dela?".
-Em um episódio de Smallville ( "Sede"), Lana Lang é transformada em vampira por uma garota loira da fraternidade chamada Buffy Sanders. O professor Milton Fine, interpretado por James Marsters (Spike) diz a Clark Kent que "Não existem coisas como vampiros."
-Na série da CW Gilmore Girls, Rory vê que Paris teme sair de casa no escuro. Rory questiona se ela tem medo de correr de Drusilla e Spike. Outra vez, quando Paris sai tarde para ficar com alguém, Rory pergunta: "Com quem? Spike e Drusilla?"
-Na série também da CW Supernatural, durante o episódio da 1 ª temporada intitulado "A Casa Do Inferno" (Hell House), os personagens do episódio perguntam, "WWBD?" referindo-se à frase, "O que Buffy faria?".
-Em um episódio Farscape, uma das coisas que o astronauta John Crichton arrepende de ser pego em um buraco de minhoca e enviado para um lugar distante na galáxia é que, mesmo se ele consegue voltar à Terra, em seguida, Buffy teria acabado.
-Em Will & Grace, Jack admite ser um fã do seriado, e de Willow, em particular.
-Em Everybody Hates Chris, Drew diz a Tonya que em noites de lua cheia ele vira lobisomem; mais tarde no mesmo episódio, o narrador da série, Chris Rock, diz a seguinte frase:Antes da Buffy caçar vampiros, Tonia tentou caçar lobisomens,anteriormente a uma cena em que Tonya iria matar Drew com uma estaca de prata.
-Na série da HBO True Blood, baseado nos livros da saga The Southern Vampire Mysteries escrita por Charlaine Harris, Sam Merlotte brinca com seu cachorro: "Você sabe quem eu gostaria que viesse a Marthaville? Buffy. Ou Blade".
-No 1º episódio da 2ª temporada da série britânica Being Human, a personagem Annie (Lenora Crichlow) diz que "há tem um lobisomem chamado 'Nina' em Buffy". No entanto, o lobisomem chamado Nina aparece em Angel e não em Buffy.
-No sexto episódio da terceira temporada de The Vampire Diaries, Damon chama Elena de "Buffy" ao vê-la malhando e se exercitando para se defender dos ataques de Stefan e talvez de outros vampiros.
-Em "The news adventures of old Christine" Christine quer que seu ex marido se masturbe e ele alega não conseguir, então ela aconselha que ele coloque um dvd de Buffy, The vampire slayer e tudo dará certo.
A série foi indicada a muitos prêmios, a qual venceu vários deles. Veja:
Emmy Awards
Momento mais memorável em uma série de drama, The Gift (2008)
Maquiagem para uma série de TV, Surprise/Innocence (1998)
Composição musical para uma série (Drama), Becoming, Part One (1998)
Saturn Awards
Melhor série da TV aberta (1998, 2001, 2002)
Ator coadjuvante em uma série, James Marsters (2001, 2004)
Atriz coadjuvante em uma série, Alyson Hannigan (2003)
Face do Futuro do Cinema, Emma Caulfield também por Darkness Falls (2003)
Face do Futuro do Cinema, James Marsters (2002)
Melhor atriz em uma série de TV, Sarah Michelle Gellar (1999)
Golden Satellite Awards
Elenco em série dramática (2002)
Hugo Awards
Melhor apresentação dramática, forma curta "Conversations with Dead People" (2002)
INDICAÇÕES:
Emmy Awards
Cabelos para Série, "Beer Bad" (2000)
Cinematografia para série em "Hush" (2000)
Melhor Roteiro de Série Dramática, "Hush" (2000)
Cabelos para Série, "Hell's Bells" (2002)
Melhor Maquiagem (sem prótese) para uma série, "Hell's Bells" (2002)
Melhor Maquiagem (prótese) para uma série, "Hell's Bells" (2002)
Melhor Direção musical, por "Once More With Feeling" (2002)
Efeitos especiais em uma série, "Chosen" (2003)
Golden Globe Awards
Melhor Atriz em Série de TV -Drama, Sarah Michelle Gellar (2001)
Hugo Awards
Melhor Apresentação Dramática, Forma Curta - "Chosen" (2003)
Melhor Apresentação Dramática - "Once More, with Feeling" (2001)
Saturn Awards
Melhor Atriz em Série de TV, Sarah Michelle Gellar (1998, 2000-2004)
Série de TV aberta (1999, 2000, 2003, 2004)
Melhor Ator Coadjuvante em uma série de TV, James Marsters (2000, 2002, 2003)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série de TV, Michelle Trachtenberg (2001-2003)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série de TV Alyson Hannigan (2001, 2002)
Melhor Ator Coadjuvante em Série de TV Anthony Stewart Head (2001)
Melhor Ator Coadjuvante em Série de TV Nicholas Brendon (2000)
Melhor Ator em Série de TV Nicholas Brendon (1998, 1999)
Golden Satellite Awards
Melhor Série de TV Drama (2003)
Melhor Performance de uma Atriz em uma Série-Drama, Sarah Michelle Gellar (2003)
TV Melhor Atriz Coadjuvante-TV Drama, Emma Caulfield (2003)
TV Melhor Atriz Coadjuvante-TV Drama, Alyson Hannigan (2003)
TV Melhor Ator Coadjuvante-TV Drama, James Marsters (2003)
Com o sucesso, Joss Whedon decidiu fazer em 2007 uma continuação em HQ (revista em quadrinhos), mostrando o que aconteceu após o último episódio da série, conhecida também como Buffy: a Caça vampiros- Oitava temporada e ela foi tão bem recebida que teve uma sequência em uma nona temporada e neste mês de março chega as bancas a décima temporada.
PRÊMIOS:
A série ganhou o Eisner Award de "Melhor Série Nova" e "Melhor Continuação de Série", além de vencer várias outras indicações, como
Diamond Comic Distributors em 2007, de melhor História em Quadrinhos, pela edição número 1, em 2007
Diamond Comic Distributors em 2007 e em 2008, como a Série Licenciada do Ano, pelo mesmo número
GLAAD Media Awards 20th Annual em 2009, Best Outstanding Comic Book, pelo arco Wolves at the Gate
Wizard Magazine Fan Awards 2009 (#211 Platinium Edition) em 2009, Melhor Série Licenciada e Heroína Favorita (Buffy Summers)
Houve uma tentativa de adaptar a série em HQ para a televisão, sendo feitos cerca de 19 episódios, mas foi cancelada logo depois. Há alguns anos, antes do HQ, um episódio-piloto do que seria uma série animada com as vozes de todo o elenco (exceto Sarah Michelle Gellar que alegou estar muito ocupada em sua vida profissional naquele momento) foi lançada na internet para ver a reação do público. Caso fosse boa, dariam continuidade ao projeto, mas a ideia foi descartada, pois o desenho parecia ser infantil demais, o que não agradaria os fãs. Após o lançamento do HQ não foi cogitada a ideia de voltar ao projeto, levando em consideração que a história narrada da oitava temporada em diante é bem madura.
Posteriormente, foram lançados alguns livros. Entre eles, estão "Sangue" (escrito por Christopher Golden e Nancy Holder) e "A Irmandade" (escrito por Elizabeth Massie), ambos narrando eventos que aconteceriam durante as temporadas da série. E outros livros como Buffy, a Caça vampiros e a filosofia: Medos e calafrios em Sunnydale (de William Irwin). O livro traz sofisticados conceitos filosóficos em metafísica, epistemologia, ética e filosofia política, sempre relacionados a Buffy. Alguns capítulos começam com uma questão filosófica difícil, como a amizade ou a punição, e mostram como o seriado pode nos ajudar a compreender melhor o problema, fornecendo exemplos e temas extraídos da série. A proposta dos acadêmicos é ajudar o leitor a entender como teorias e conceitos filosóficos interagem com casos específicos, como irracionalidade humana e niilismo.
Mesmo após dez anos do fim da série, Buffy: a Caça vampiros ainda é tido como uma das melhores séries de todos só tempos, conseguindo se reinventar a cada vez que a assistimos. Se você ainda não teve a oportunidade de assistir a esta série, assiat todas as temporadas dubladas aqui no Blog por este LINK.
Séria mãe! Rainha do Underworld!
ResponderExcluirSéria mãe! Rainha do Underworld!
ResponderExcluir