Sobre o Blog!

Seja bem vindo ao Dentre Várias Coisas, um blog feito para falar de tudo que é bom. Para você que sente falta dos bons tempos da infância, veja as postagens "Nostalgia", para quem é curioso (como eu) sugiro a sessão "Curiosidades" e para quem quer assistir coisa boa, vá em "Filmes Onlines", onde estarei postando alguns dos filmes que mais gosto e alguns animes também. Divirta-se!

Acompanhe-nos, também, através do Facebook!

VÍDEOS BLOQUEADOS (AVISO IMPORTANTE!!)

O ano começou com alterações para o site VK.COM onde todos os vídeos do blog estão postados e salvos. Acontece que uma dessas alterações tem o objetivo de deixar o site mais seguro e tornar a rede social mais "fechada" para os membros. Por estes motivos, todos os vídeos do Dentre Várias Coisas foram "bloqueados" para quem não for membro do VK.COM.

Enquanto estamos à procura de uma maneira de resolver isso, você que acompanha o Blog pode ficar tranquilo(a), pois para ter acesso aos vídeos aqui postados, basta criar uma conta de forma GRATUITA no site VK.COM.

Para criar uma conta, você pode logar com o Facebook ou simplesmente deixar o seu e-mail e senha ali. É muito simples e rápido. Uma vez cadastrado e logado, deixe a alternativa "manter conectado" ativada para que você não precise colocar e-mail e senha sempre. Após estar logado, basta acessar os vídeos normalmente.

Quem souber de um jeito mais rápido para resolver esta alteração que o site fez, só comentar pois ajudará muito. Obrigado.

P.S: Continuarei postando mais vídeos aqui no Blog, mas provavelmente em outro servidor. Assim, a gente evita outros problemas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Filmes de terror com crianças malvadas

 Crianças são frequentemente associadas a inocência, ingenuidade e bondade e quando nós as vemos agir completamente diferente do que estamos acostumados (ou acomodados) em ver. É por isso que filmes de terror com crianças como vilãs são ou muito bons ou muito ruins. Quase não existe o meio termo.
 Ao longo da história do cinema foram feitos diversos filmes com essa temática e embora causassem espanto em quem assistisse (antigamente mais do que hoje em dia), foi uma ideia bem aceita que continua firme e forte.
Isacc (Colheita maldita)
 Dentre os filmes mais populares podemos encontrar A órfã (2009), Colheita maldita (1984) e O exorcista (1973). Como pode ver, são de épocas afastadas, mas todos fizeram grande sucesso e até hoje são lembrados e até temidos.
 Eu gostaria muito, mas acho que não poderei citar todos os filmes com crianças malvadas. Eu mesmo havia achado que tinha visto todos ou talvez a maioria dos filmes desse gênero, mas descobri que ainda tem muitos outros que ainda preciso ver. Por esses motivos, estarei comentando e recomendando apenas os filmes que eu já assisti, ok?
Um filme que sempre me conquistou, que eu assisto até hoje e que vale realmente a pena ver é "O anjo malvado" (1993). Estrelado por Macaulay Culkin e Elijah Wood que eram considerados na época anjinhos bonitinhos e milionários. Acontece que Macaulay deixou essa impressão de lado quando incorporou o psicopata juvenil Henry que atormentava a vida de seu primo e novo hóspede, Mark. O loirinho era visto por todos como o bom filho, mas estava sempre criando situações perigosas e fatais para as pessoas a sua volta. Quando Mark percebe o que se esconde por trás daquele rosto angelical, faz de tudo para mostrar a  todos que as coisas ruins que têm acontecido é culpa de se primo e não dele.
 O filme não só nos deixa tensos com as situações e ótimas atuações, mas também nos faz refletir sobre várias coisas. Sem mencionar o fato de nos fazer nos colocar nos lugares dos personagens, seja dos pais de Henry ou Mark ou no próprio Henry (caso você consiga se visualizar fazendo o mesmo que ele). O filme também nos tras algumas frases interessantes para pensar como "Quando você percebe que pode fazer qualquer coisa, você é livre. Você pode voar. Ninguém pode te tocar. Ninguém." e "Mau é uma palavra que as pessoas usam quando desistem de tentar entender alguém. Há uma razão para tudo, nós só precisamos procurar." 
 Eu citei "A órfã" ainda há pouco, mas não a citarei de novo por considerá-lo muito parecido com O anjo malvado. Algumas cenas são claramente inspiradas e também porque quem viu o filme sabe que talvez ele não devesse se encaixar nesta categoria.
 Outro filme bom é Joshua: o filho do mal (2007) que trás uma visão mais psicológica das coisas. Joshua era filho único e mimado pelos pais até que sua irmã nasceu e claramente seus pais tiveram que dar uma atenção extra a ela, conciliando trabalho e casa em meio aos choros incessantes do bebê. Joshua é um menino muito inteligente e passa a fazer jogos psicológicos com seus pais, persuadindo-os e manipulando-os para conseguir o que quer. No entanto, as coisas vão mais além quando ele decide que para ter a atenção de seus pais redobrada para ele, deve matar a própria irmã.
 O que mais me cativa nesse filme é a tensão criada e a inteligência não só do roteiro como do menino. Se você gosta de filmes com sangue, sustos e exorcismo, passe longe desse filme, pois apesar do nome, ele não se trata nada de possessão e a tensão da trama fica por conta das cenas sutis e bem mostradas com bastante equilíbrio e cenas intrigantes.
 A fita branca é um filme interessante por ter sido lançado em 2009, mas que conta uma história que se passa em 1913 e foi filmado em preto e branco. Ele é um filme bem inteligente e muito pesado. Eu realmente o recomendo, mas já aviso que ele não é facilmente entendido ou aceitável. É um filme longo (com motivos) e que é preciso muita atenção para sacar a ideia dele.
 É um tanto difícil de dizer a história do filme, pois não é apenas de um grupo de crianças que vive na época do início da primeira guerra mundial e acidentes começam a ocorrer pelo vilarejo. Não é só isso, como muitas sinopses falam por aí... Tem muito mais por trás disso. Tem passagens filosóficas, cenas fortes porém nenhum pouco explícitas (o que é novo nos dias de hoje) e também uma forma de contar sobre as origens do mal que não estamos acostumados a ver normalmente.
Rhoda (Tara maldita)
 Estes são alguns dos filmes que eu mais gosto, mas você sabe quem foi a primeira criança malvada nas telas do cinema? Seu nome é Rhoda, do filme "Tara maldita" lançado em 1956, dirigido por Mervyn LeRoy.
 Podemos imaginar o espanto dos espectadores quando assistiram ao filme, não é? Todos ficaram muito surpresos, pois aquilo era algo extremamente novo e para a surpresa de muitos, o filme foi bem recebido e claro bem seguido de outros bem parecidos.
 No filme, Rhoda tem apenas oito anos e é muito mimada, manipuladora e mentirosa, criando situações fatais por mera futilidade. Mas, o que é interessante nesse filme é que, apesar de não nos deixar dúvidas de quem está fazendo as crueldades, ele não tem cenas explícitas do ato sendo feito. Meio que deixa tudo subentendido.
 Alguns anos depois, o escritor britânico John Wyndham escreveu o livro "The Midwich Cuckoos" (algo como Os cucos de Midwich, em português) que se tratava de uma cidade da Inglaterra que adormecia misteriosamente e que quando as mulheres acordaram, descobriram (mais tarde, é claro) que haviam engravidado durante o desmaio. Da gestação, nasceram crianças com características em comum, como cabelos muito loiros e lisos e olhos inteligentes, sem mencionar a inteligência precoce para a idade deles. Logo, é descoberto que as crianças possuem um poder de telepatia e telecinesia que faz com que todos a temem.
 O livro ganhou sua primeira adaptação em 1960, intitulada "A aldeia dos amaldiçoados" que fez um grande sucesso e é considerado um clássico dos filmes de terror, especialmente entre os de gênero com crianças malvadas. 
 Tanto o livro qaunto o filme causaram um grande choque nas pessoas por envolver não só cenas mais "explícitas" de mortes envolvendo as crianças como planos para matar as mesmas. Por estes motivos, alguns paises decidiram proibir sua exibição e comercialização em suas regiões.
 Quatro anos depois surgiu "A estirpe dos malditos", que muitos consideram uma sequência do original, mas que nada tem a ver, exceto por ter se inspirado no livro. Neste filme, seis crianças são identificadas no mundo inteiro como sendo dotadas de uma inteligência sobre-humana e poderes telecinéticos e telepáticos. Uma vez juntas, elas parecem ter um objetivo a cumprir. 
 Se você achou essas hstórias familiares, talvez já tenha escutado da refilmagem do clássico dos anos 60 feita por John Carpenter em 1995, chamada A cidade dos amaldiçoados que, por sinal, tem o costume de ser exibido todo ano ao menos uma vez por ano pelo Corujão da TV Globo, em meados de janeiro e foi exibido recentemente pelo canal fechado TCM. 
 A refilmagem tem a mesma ideia principal, mas com algumas mudanças significativas feitas que eu considero muito interessantes. Como a aparência das crianças, por exemplo. No filme original e no livro, elas são loiras e neste elas têm seus cabelos platinados, simbolizando a inteligência. Alguns personagens e cenas foram acrescentados, como as da Dra. Susan Verner, interpretado por Kirstie Alley. E o fato de todas as crianças nascerem predestinadas a um companheiro(a) e a falta de um(a) causaria uma possível fraqueza tornando a criança vulnerável a emoções (algo que não parece ser compartilhado pelas demais crianças). Por este motivo, David (que não tem companheira) se sente deslocado do grupo, tendo inclinações para certas emoções e empatias com os adultos, mesmo sabendo que as outras crianças não compartilham ou concorda com essa atitude. 
 Outro ponto importante que foi feito na refilmagem, é que o filme mostra as crianças como vilãs de verdade, elas são realmente cruéis no que fazem, diferente da versão da década de 60, onde suas ações eram no mínimo justificadas.
 Acho que de todos os filmes com crianças malvadas, este é o meu preferido. Talvez não o melhor, mas o que eu mais gostei e não me canso de ver. Eu só acho que todas as crianças poderiam ser mais exploradas, mesmo havendo um motivo para não fazê-lo.
 Ficou curioso para ver este filme? Então, assista A Cidade dos Amaldiçoados dublado.
 Esta postagem eu achei melhor fazer curta de propósito, pois no futuro eu voltarei a falar sobre outros filmes com crianças malvadas, já que a lista é bem grande.


Um comentário:

  1. Huahuauahuah. Eu tinha uns 6 anos quando passava isso. Certo dia eu fiquei tendo vagas lembranças deste filme, mas não sabia como e onde procurar. Apenas lembrava que era sobre crianças loiras que matavam kkkkkkkkkkkkkkk morri por ter encontrado aqui.

    ResponderExcluir