Capa da 1º edição do mangá |
CardCaptor Sakura (Sakura, Card Captors no Brasil e Sakura, a caçadora de cartas, em Portugal) é uma série de mangá criado pelo grupo CLAMP e serializada na revista Nagayoshi, com 12 volumes lançados entre 1996 a 2000.
Em 7 de Abril de 1998 o anime estreou pelos estúdios Madhouse, que lançou 70 episódios divididos em três temporadas, junto de dois filmes e três especiais (chamados de OVA).
O anime e o mangá contam a história da menina Sakura Kinomoto, de dez anos, que abre por acidente um livro mágico chamado Livro Clow. Por conta disso, 52 cartas mágicas são espalhadas por todo o país e ela se vê na difícil missão de resgatá-las, junto do guardião das cartas Clow, Kerberos (carinhosamente chamado de Kero).
AS CARTAS CLOW:
As cartas Clow são objetos mágicos, mas de certa forma também seres vivos, com sentimentos e personalidades diferentes, criados por um poderoso feiticeiro conhecido como Mago Clow, com uma mistura de magia ocidental e oriental. São capazes de realizar efeitos fantásticos em quantidade ilimitada, mas cada carta está relacionada a um único poder ou força. Elas também podem se manifestar em uma forma semi-humana (ou, em algumas cartas, de um animal ou objeto), que de certa forma reflete sua personalidade.
Para conter o poder dessas cartas após a sua "morte", o Mago Clow confinou-as em um livro e apresentou às duas entidades que criou (Kerberos e Yue) a missão de protegê-las. Por muitos anos, as cartas teriam permanecido em descanso e o livro de Clow passado por vários donos que não conseguiram abri-lo, até ser aberto por Sakura, com a consequente libertação das cartas.
PERSONAGENS:
Sakura |
Sakura Kinomoto: Sakura é a personagem principal da série, uma jovem com dez anos no início da história e vive numa cidade com o nome de Tomoeda no Japão, com o seu pai e irmão. O seu objetivo é capturar todas as Cartas Clow que contêm grande poder. Tem uma queda por Yukito, melhor amigo de seu irmão, mas depois se apaixona por Li Syaoran.
Kero (Kérberos) |
Kerberos: O guardião do lacre das Cartas Clow, apelidado carinhosamente de Kero. Ele ajuda Sakura a capturar as cartas e a ensina sobre seu funcionamento. Gosta muito de doces e de jogar videogame. Ele geralmente se passa por um bichinho de pelúcia para despistar os amigos de Sakura de seu segredo (principalmente o seu desconfiado irmão, Toya) e vive tirando uma com a cara de Shaoran.
Syaoran Li: Um cardcaptor rival de Sakura, e descendente do criador das cartas, Mago Clow. Syaoran veio de Hong Kong em busca das Cartas Clow, mas deparou-se com Sakura, que já havia capturado algumas delas. Ele passa a estudar na mesma escola de Sakura e Tomoyo e a ajudá-las na captura das cartas. Eventualmente, Syaoran se apaixona por Sakura pouco a pouco até acabar se declarando. Ele luta Kung Fu e muitas outras artes marciais chinesas, e se utiliza não só das Cartas Clow, como também da magia do Feng Shui, usando sua espada e amuletos.
Tomoyo Daidouji: Melhor amiga de Sakura, que gosta muito de filma-lá e de vesti-la com roupas diferentes a cada aventura. Gosta de cantar e tem uma voz muito bonita. Seus sentimentos por Sakura são às vezes exagerados, tornando a série um ícone do gênero. Tomoyo mantém uma espécie de amor platônico por Sakura. Tomoyo, que é uma garota bem precoce, diz a Sakura que explicará o que sente quando esta estiver mais adulta.
Toya Kinomoto: O irmão mais velho de Sakura. Ele aparece constantemente irritando sua irmãzinha e fazendo bicos em diferentes trabalhos a cada episódio. No mangá, é sugerido que Toya tenha um sentimento de amor por seu amigo Yukito. Há indícios de que Toya teve algum relacionamento com a professora Mizuki. Toya também tem alguns poderes paranormais, e consegue ver fantasmas. É muito ciumento com Sakura, odiando Syaoran desde a primeira vez que o vê, talvez pressentindo algum sentimento ainda escondido; ele e Kero adoram chamá-lo de moleque.
Yukito Tsukishiro: Amigo de Toya. É por quem Sakura nutre uma paixão. Yukito está quase sempre comendo, apesar de ser magro. Estuda com Toya e é um grande jogador de basquete. Também possui um sentimento muito grande de amor por Toya.
Meiling Li: Personagem exclusiva do anime, é prima e noiva de Syaoran. Ela é uma ótima lutadora de artes marciais. Morre de ciúmes de Sakura porque teme perder o seu "namorado". Apesar de muitos a odiarem ela se mostra muito bondosa e compreensiva com Sakura e principalmente Syaoran.
Eriol Hiiragizawa: Esse garoto misterioso surge na terceira temporada do anime e guarda segredos importantes para a trama, por esta razão prefiro não apontá-los aqui.
Chiharu Mihara: Chiharu é uma das colegas de classe de Sakura. Ela, assim como Rika Sasaki e Naoko Yanagisawa, aparece frequentemente ao lado de Sakura na escola e nos eventos.
Rika Sasaki: Rika é muito elegante e madura para sua idade, e também uma habilidosa cozinheira, capaz de fazer bolos e biscoitos com facilidade. No mangá, Rika tem um caso com seu professor, Yoshiyuki Terada, e esconde esse relacionamento das amigas. Já no anime Rika é apaixonada por ele, mas o contrário não acontece.
Naoko Yanagisawa: Colega de classe de Sakura, Naoko adora ler vários tipos de histórias, especialmente de fantasia e histórias sobre fantasmas.
Takashi Yamazaki: É um dos colegas de classe de Sakura na escola. É o único aluno homem na série antes da chegada de Syaoran e Eriol. Yamazaki é tranquilo e se importa muito com Sakura e seus amigos, e tem uma fantástica habilidade de enganar as pessoas inventando histórias fantasiosas. Ele e Chiharu estão juntos desde quando eram pequenos.
Maki Matsumoto: Maki é a proprietária de uma loja de presentes nova em Tomoeda, onde Sakura e seus amigos fazem compras frequentemente, e também onde algumas cartas Clow aparecem. A loja é construída em um pequeno apartamento em um prédio, onde Maki mora no segundo andar.
Yoshiyuki Terada: Terada é professor da escola primária Tomoeda. Em toda a quarta série, e parte da quinta série, é professor de Sakura e Syaoran. Terada parece ensinar vários assuntos, incluindo educação física, como é visto em um episódio da série. No mangá, ele e Rika namoram, mas no anime só Rika ama Terada.
Fujitaka Kinomoto: É o pai de Sakura e Toya. Casou-se bem cedo com Nadeshiko. Nessa época, ele era um professor novato e ela tinha apenas 16 anos. Depois de 11 anos de casamento sua amada esposa acabou adoecendo e morreu. Fujitaka é um homem simpático que, embora sempre esteja ocupado com suas aulas e palestras, vive preocupado com os filhos. Praticamente não tem defeitos. Ele também sabe cozinhar.
CURIOSIDADES:
O mangá Sakura, Card Captors foi o primeiro mangá no Brasil a ser vendido numa banca, o que impulsionou a venda de muitos outros mangás. Resultante disso, a JBC lançou em 2012 uma edição especial de Sakura, em versão colorida de 12 volumes, assim como no original japonês.
Em muitos lugares da América do Norte, o anime foi exibido com o título de Cardcaptors e a empresa canadense Nelvana decidiu americanizar o anime, pois o consideraram impróprio. Mas, se engana quem pensa que foram poucas as alterações feitas, pois além de nomes de personagens, também foram distorcidos o enredo, abertura, trilha sonora e até personalidades da protagonista e seus amigos.
Para se ter uma noção do que um anime tão aclamado como Sakura se tornou nesses países, clique neste LINK e revolte-se.
No Brasil, a dublagem foi fiel a versão original japonesa e não houve nenhuma mudança nem de nomes, abertura e muito menos enredo. A dublagem é considerada uma das melhores de animes e, com certeza uma das melhores versões de Sakura, Card Captors. Se você ficou curioso, não perca tempo e ASSISTA ONLINE dublado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário